É, desta forma, uma prioridade da ERS garantir os direitos e interesses legítimos dos utentes, prestando-lhes informação, orientação e apoio.
Tendo em consideração a assimetria de informação que carateriza o setor da saúde, a ERS desenvolve ações de informação, capacitação e formação, com o objetivo de:
- Prestar informação e orientação aos utentes e ao setor regulado;
- Colmatar falhas e dificuldades detetadas no acesso a informação;
- Formar e apoiar uma decisão esclarecida;
- Sensibilizar e promover o conhecimento;
- Promover o reforço da literacia em saúde.
Com este objetivo, a ERS disponibiliza uma área dedicada aos utentes dos serviços de saúde, com informação útil, interativa e de fácil compreensão, com linguagem simples e apelativa, e sempre assente no entendimento regulatório da ERS nas suas diversas áreas de intervenção.

DIREITOS E DEVERES DOS UTENTES
Poderá encontrar conteúdos informativos organizados e atualizados sobre os direitos e deveres
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Formulários
Permitem redigir e submeter uma reclamação ou pedido de informação, solicitar mediação ou conciliação de conflitos e, ainda,
pedir acesso a informação administrativa.
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