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Utentes

Num sistema de saúde que deve ter o utente no seu centro, toda a atividade da ERS está orientada para a proteção da pessoa enquanto utente do sistema de saúde, garantindo-lhe acesso a cuidados de saúde, que os mesmos sejam seguros, de elevada qualidade e ajustados às suas necessidades.

É, desta forma, uma prioridade da ERS garantir os direitos e interesses legítimos dos utentes, prestando-lhes informação, orientação e apoio.

Tendo em consideração a assimetria de informação que carateriza o setor da saúde, a ERS desenvolve ações de informação, capacitação e formação, com o objetivo de:

  • Prestar informação e orientação aos utentes e ao setor regulado;
  • Colmatar falhas e dificuldades detetadas no acesso a informação;
  • Formar e apoiar uma decisão esclarecida;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento;
  • Promover o reforço da literacia em saúde.

Com este objetivo, a ERS disponibiliza uma área dedicada aos utentes dos serviços de saúde, com informação útil, interativa e de fácil compreensão, com linguagem simples e apelativa, e sempre assente no entendimento regulatório da ERS nas suas diversas áreas de intervenção.

 


Direitos e deveres dos utentes

Tendo em consideração a dispersão e complexidade do quadro normativo relativo aos direitos e deveres dos utentes, é criada, nesta área, uma plataforma dinâmica onde o utilizador poderá encontrar conteúdos informativos organizados e atualizados sobre a temática, em estreita relação com o resultado de toda a intervenção regulatória da ERS.


Perguntas frequentes


Nesta área encontra-se disponível, para consulta, um conjunto de perguntas e respostas simplificadas sobre temas de quadro normativo complexo e que motivaram um elevado número pedidos de informação e/ou reclamações dirigidas à ERS.

 

Publicações


Nesta área encontra-se disponível, para consulta, publicações, maioritariamente infográficas (periódicas ou pontuais), que têm como objetivo dar a conhecer, de forma simples e apelativa, assuntos atuais e de maior relevo para o sistema de saúde. Aqui encontrará:

  • Alertas 
  • Notas informativas 
  • Boletins 
  • Folhetos 


Formulários


Nesta área encontra-se disponível, para preenchimento, formulários que permitem redigir e submeter uma reclamação ou pedido de informação, solicitar mediação ou conciliação de conflitos e, ainda, pedir acesso a informação administrativa.

 

Reclamações


Nesta área encontra informação e formulários para poder exercer o seu direito a reclamar. Através dos formulários, pode também apresentar uma sugestão ou elogio. Poderá, ainda, aceder a informação sobre o estado em que se encontra uma reclamação, sugestão ou elogio (processo REC). É, também, disponibilizada informação estatística quadrimestral, individualizada e comparativa sobre processos REC monitorizados pela ERS.


Calculador de tempos de espera e de cuidados de saúde (não urgentes)


Esta aplicação apresenta um cálculo dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) no acesso a consultas de cuidados primários e a primeiras consultas hospitalares programadas, em estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, com base em informação introduzida pelo utente.