Tendo em consideração a assimetria de informação que carateriza o setor da saúde, a ERS desenvolve ações de informação, capacitação e formação, com o objetivo de:
Com este objetivo, a ERS disponibiliza uma área dedicada aos utentes dos serviços de saúde, com informação útil, interativa e de fácil compreensão, com linguagem simples e apelativa, e sempre assente no entendimento regulatório da ERS nas suas diversas áreas de intervenção.
Direitos e deveres dos utentes
Tendo em consideração a dispersão e complexidade do quadro normativo relativo aos direitos e deveres dos utentes, é criada, nesta área, uma plataforma dinâmica onde o utilizador poderá encontrar conteúdos informativos organizados e atualizados sobre a temática, em estreita relação com o resultado de toda a intervenção regulatória da ERS.
Nesta área encontra-se disponível, para consulta, um conjunto de perguntas e respostas simplificadas sobre temas de quadro normativo complexo e que motivaram um elevado número pedidos de informação e/ou reclamações dirigidas à ERS.
Nesta área encontra-se disponível, para consulta, publicações, maioritariamente infográficas (periódicas ou pontuais), que têm como objetivo dar a conhecer, de forma simples e apelativa, assuntos atuais e de maior relevo para o sistema de saúde. Aqui encontrará:
Formulários
Nesta área encontra-se disponível, para preenchimento, formulários que permitem redigir e submeter uma reclamação ou pedido de informação, solicitar mediação ou conciliação de conflitos e, ainda, pedir acesso a informação administrativa.
Nesta área encontra informação e formulários para poder exercer o seu direito a reclamar. Através dos formulários, pode também apresentar uma sugestão ou elogio. Poderá, ainda, aceder a informação sobre o estado em que se encontra uma reclamação, sugestão ou elogio (processo REC). É, também, disponibilizada informação estatística quadrimestral, individualizada e comparativa sobre processos REC monitorizados pela ERS.
Calculador de tempos de espera e de cuidados de saúde (não urgentes)
Esta aplicação apresenta um cálculo dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG) no acesso a consultas de cuidados primários e a primeiras consultas hospitalares programadas, em estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, com base em informação introduzida pelo utente.
Rua S. João de Brito, 621 L32
4100-455 Porto
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