Este site poderá não funcionar corretamente com o Internet Explorer. Saiba mais

Reclamações em números (1º semestre de 2023)

Reclamações, sugestões e elogios com ocorrência no 1º semestre de 2023, por tipologia de prestador

Com internamento

Sem internamento



Temas dos processos com ocorrência no 1º semestre de 2023, por tipologia de prestador

TEMAS Total de menções Púb. c/ Int* Púb. s/ Int Priv. c/ Int. Priv. s/ Int. Soc. c/ Int Soc. s/ Int
Acesso a Cuidados de Saúde 12,96% 10,14% 33,11% 2,08% 3,58% 5,43% 11,43%
Cuidados de Saúde e Segurança do Doente 18,6% 22,1% 14,3% 17,09% 17,0% 29,9% 22,1%
Focalização no Utente 12,7% 17,1% 12,9% 7,5% 9,6% 15,3% 17,9%
Instalações e Serviços Complementares 1,8% 2,7% 1,3% 1,2% 1,3% 4,6% 1,4%
Procedimentos Administrativos 14,7% 10,5% 19,4% 12,4% 21,0% 13,2% 18,6%
Questões Financeiras 8,9% 1,3% 0,4% 24,9% 17,0% 2,9% 1,4%
Tempo de Espera 8,9% 11,3% 3,2% 10,6% 10,1% 6,6% 10,0%
Outros Temas 3,4% 2,0% 1,9% 4,9% 6,9% 6,3% 4,3%
TOTAL DE MENÇÕES EM RECLAMAÇÕES 81,9% 34,3% 26,1% 23,1% 14,9% 1,3% 0,3%
Elogio 17,3% 21,7% 13,0% 17,9% 12,7% 13,6% 12,9%
Sugestão 0,8% 1,1% 0,5% 0,6% 0,7% 0,2% 0,0%
TOTAL GERAL DE MENÇÕES 100% 36,4% 24,7% 23,2% 14,1% 1,3% 0,3%

* Inclui-se nestes resultados o estabelecimento gerido em regime de Parceria Público-Privada.

 

 

Resultado de decisão de processos com ocorrência no 1º semestre de 2023

Apensação a processo já em análise pela ERS (≠REC) - 4,01%
Encaminhamento para entidade externa - 1,40%
Originou a abertura de novo processo de inquérito/ contraordenação - 0,03%
Proposta de mediação de conflitos - 0,005%
Resolução da situação /Garantia de medidas corretivas - 6,09%
Terminado por não se justificar a intervenção adicional - 49,85%
Terminado liminarmente (elogios, reclamações repetidas, com anonimato, desistência da queixa, não colaboração do exponente e fora das atribuições da ERS) - 38,61%

 


Pedidos de esclarecimento dos reclamantes sobre os seus processos de reclamação

 

Entidades com reclamações, elogios e sugestões com ocorrência no 1º semestre de 2023, sem qualquer ponderação ou rácio quanto à dimensão dos estabelecimentos, produção ou população alvo (alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º dos estatutos da ERS, aprovados em anexo ao Decreto-Lei n.º 126/2014, de 22 de agosto) 

Download da Tabela

 

Nota: A denominação REC inclui reclamações, elogios e sugestões.

Pode também consultar a área reclamações e os relatórios do Sistema de Gestão de Reclamações da ERS.