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Reclamações em números

Reclamações, sugestões e elogios com ocorrência até o final do 3º trimestre de 2024, por tipologia de prestador

Com internamento

Sem internamento



Temas dos processos com ocorrência até o final do 3º trimestre de 2024, por tipologia de prestador

TEMAS

Púb. c/ Int

Púb. s/ Int

Priv. c/ Int.

Priv. s/ Int.

Soc. c/ Int

Soc. s/ Int

Acesso a Cuidados de Saúde

10,33%

36,12%

1,54%

3,05%

4,52%

7,72%

Cuidados de Saúde e Segurança do Doente

17,67%

11,08%

15,65%

16,54%

25,17%

15,04%

Focalização no Utente

17,19%

10,72%

6,09%

7,39%

13,46%

16,26%

Instalações e Serviços Complementares

2,94%

1,55%

1,70%

1,53%

3,85%

2,03%

Procedimentos Administrativos

9,34%

17,29%

15,90%

21,09%

10,79%

17,89%

Questões Financeiras

1,94%

0,34%

20,56%

17,08%

5,10%

5,69%

Tempo de Espera

17,38%

3,03%

8,14%

7,60%

6,94%

8,13%

Outros Temas

1,23%

1,37%

4,85%

4,72%

2,84%

2,85%

Elogio

21,06%

17,70%

25,02%

20,19%

26,17%

23,98%

Sugestão

0,94%

0,81%

0,55%

0,79%

1,17%

0,41%

 

 

Resultado de decisão de processos apreciados até o final do 3º trimestre de 2024

Apensação a processo já em análise pela ERS (≠REC) - 33,28%
Encaminhamento para entidade externa -11,18%
Originou a abertura de novo processo de inquérito/ contraordenação - 0,40%
Proposta de mediação de conflitos - 0,40%
Resolução da situação /Garantia de medidas corretivas - 54,74%

 

Dos processos sem necessidade de intervenção regulatória adicional, nos três primeiros trimestres de 2024 a ERS terminou reclamações sem indícios de incumprimento por parte dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde (61,5%); elogios (31,8%); e reclamações repetidas, com anonimato, com desistência da queixa, sem colaboração do exponente ou fora das atribuições da ERS (6,7%).

 


Pedidos de esclarecimento dos reclamantes sobre os seus processos de reclamação

 

Entidades com reclamações, elogios e sugestões com ocorrência em 2024, sem qualquer ponderação ou rácio quanto à dimensão dos estabelecimentos, produção ou população alvo (alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º dos estatutos da ERS, aprovados em anexo ao Decreto-Lei n.º 126/2014, de 22 de agosto) 

Download da Tabela

 

Nota: A denominação REC inclui reclamações, elogios e sugestões.

Pode também consultar a área reclamações e os relatórios do Sistema de Gestão de Reclamações da ERS.