26/08/2024
Desde 2009 que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tem vindo a monitorizar de forma sistemática os mercados de radiologia em Portugal continental, por esta área constituir a quarta maior despesa convencionada do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na presente Informação de Monitorização atualiza-se a informação anteriormente disponibilizada, com dados relativos ao ano de 2023.
De entre as principais conclusões, destaca-se que em 2023 foram gastos cerca de 132 milhões de EUR com o setor convencionado de radiologia, o que corresponde a um aumento de 1,9% dos encargos em relação a 2022, tendo-se registado uma média de 487 requisições por 1.000 habitantes em Portugal continental, mais 0,5% do que no ano anterior.
Constatou-se que, apesar de um aumento (7,1%) da oferta global, a proporção de estabelecimentos convencionados face à oferta não pública total tinha baixado a nível nacional. Foram estimados tempos máximos de deslocação entre os concelhos sem oferta convencionada e o concelho mais próximo com unidade(s) com convenção, que variavam entre 0h13min, na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e 01h54min na região de saúde do Alentejo.
A nível concorrencial, verificou-se que 80,6% do total de requisições submetidas a pagamento foram apresentadas por 28,6% dos operadores. O nível de concentração de mercado de Portugal continental, apesar de ligeiramente superior a 2022, continuava significativamente abaixo dos valores passíveis de suscitar preocupações concorrenciais, persistindo apenas um índice de concentração elevado na região de saúde do Algarve.
A versão integral da Informação de Monitorização está disponível aqui.
Rua S. João de Brito, 621 L32
4100-455 Porto
Por favor responda para que possamos disponibilizar melhor informação e com mais qualidade.
Obrigado.
Some text in the modal.