22/04/2024
A ERS tem vindo a monitorizar, no âmbito das suas competências, a evolução do acesso à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Esta nova publicação, relativa ao ano de 2022, inclui informação relativa ao tempo de viagem dos utentes entre a sua residência e a unidade da RNCCI onde são admitidos, bem como o acesso a Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental (CCISM).
A monitorização permitiu concluir, designadamente, que mais de 90% da população residente em Portugal continental residia a 60 minutos ou menos de um ponto da RNCCI com internamento. Dos utentes efetivamente internados em 2022, cerca de 80% residia a 60 minutos ou menos da unidade respetiva, e mais de 40% residia a 30 minutos ou menos.
Verificou-se uma tendência de agravamento da mediana do tempo desde a referenciação até à identificação de vaga nas UMDR e nas ULDM, em todas as regiões. Nas UC e ECCI a mediana do tempo de espera agravou-se na maioria das regiões de saúde. A duração média do internamento excedeu a duração previsível para a tipologia respetiva, na maioria das regiões de saúde, o que impactará no tempo de espera até obtenção de vaga.
Relativamente ao acesso aos CCISM da RNCCI, em 2022, cerca de 69,2% da população possui acesso a pelo menos uma RAMa considerando 60 minutos de viagem, sendo esta a tipologia com maior abrangência populacional, o que contraste com 38,3% da população com cobertura por uma RTA a menos de 60 minutos.
A duração média de internamento/acompanhamento em todas as tipologias de CCISM (internamento, ambulatório e domicílio), exceto RTA de adultos, é significativamente superior aos 12 meses que constam como tempo previsto para cada tipologia.
A versão integral da Informação de Monitorização está disponível aqui.
Rua S. João de Brito, 621 L32
4100-455 Porto
Por favor responda para que possamos disponibilizar melhor informação e com mais qualidade.
Obrigado.
Some text in the modal.